FORÇA E FÉ......
Escola
de Jatobá – Ensino Fundamental e Médio Nome do
Estabelecimento de Ensino
Rua da
Matriz 50 Centro 56.460.000 Pernambuco Av./Rua n° Bairro CEP
UF
_Port.__n° 4.256 de 03.06.82 Publicado
em: D.O. 05.06.82
Port. de Aut. de Funcionamento ou reconhecimento
Cadastro Escolar n°
E – 604.003
APRESENTAÇÃO DA ESCOLA E SÍNTESE DO
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
A Escola de Jatobá – Ensino Fundamental e
Médio, localiza-se à Rua da Matriz, Nº 50 – Centro – Petrolândia – PE – CEP:
56.460-000, fundada em 27 de Julho de 1957, conforme Lei Municipal Nº. 141 de
11 de maio de 1957 e registrada no Departamento de Educação sob Nº. 58-14 / MEC
- Nº. 16.129 / PE. Cadastro Escolar da Secretaria de Educação – E. 604.003,
pelo Decreto Nº. 20.736 de 14 de julho de 1998 que eleva a Escola de Jatobá a
categoria de Ensino Médio, e Autorização de
Funcionamento ou Reconhecimento – Decreto n° 4.256 de 03/06/82, publicado em
05/06/82 no Diário Oficial de Pernambuco. Pertence à Jurisdição da
Gerência Regional de Educação do Sertão do Submédio São Francisco - Floresta –
PE , e funciona nos turnos matutino,
vespertino e noturno com o Ensino Fundamental (Anos Finais), Ensino Médio,
Ensino Normal Médio, Educação Especial e Programa Travessia Fundamental e
Médio.
SAIBA MAIS......
SAIBA MAIS......
A escola funciona nos contra turnos
com o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) para os alunos do Ensino Médio e
Normal Médio (dois dias na semana) e o Programa Mais Educação (9º Ano – de segunda-feira
a quinta-fera). Atende a uma clientela diversificada: alunos carentes
provenientes de famílias oriundas de várias localidades (área urbana e rural)
com poucas oportunidades de trabalho. Alunos que são filhos de professores,
agricultores, comerciantes autônomos e com vínculo empregatício em
lojas/mercados, funcionários públicos efetivos e contrato temporário.
RECURSOS HUMANOS:
Nossos recursos humanos são: 01 gestora,
01 gestora adjunta, 01 secretária, 03 educadoras de apoio, 02 coordenadores de
CTE, 02 técnicas educacionais, 03 apoio à biblioteca, 04 assistentes
administrativos, 03 auxiliares de serviços gerais, 03 merendeiras, 01 auxiliar
de disciplina, 37 professores.
Como
órgãos colegiados a escola possui Conselho Escolar, Conselho de Classe e
Unidade Executora e o Grêmio Estudantil.
RECURSOS MATERIAIS:
A
escola apresenta um bom estado de conservação no seu ambiente físico: 10 salas
de aulas, 01 sala de atendimento especializado, 01 sala de prática pedagógica e
também destinada às oficinas de robótica, 01 biblioteca, 01 sala CTE e 03 salas
de laboratórios: informática, biologia/química e matemática/física, 01
diretoria, 01 secretária, 01 sala de apoio técnico e pedagógico, 01 sala da
Rádio Escolar/Grêmio estudantil, 01 sala de professores, 01 almoxarifado, 02 conjuntos
de banheiros de alunos (masculino e feminino), e 05 banheiros para
funcionários.
MISSÃO
Elaborar e promover a formação inicial e continuada de
servidores, viabilizando o conhecimento e a disseminação dos papéis
institucionais da política educacional pautada em saberes e adoção de postura
interdisciplinar, pluridisciplinar e transdisciplinar, visando contribuir para
reverter os índices de evasão e repetência com ênfase no turno noturno.
Desenvolvendo uma ação pedagógica monitorada na formação integral do aluno para
garantir o cumprimento dos princípios legais que regem o ensino-aprendizagem.
VISÃO
Proporcionar uma gestão democrática, colegiada e
participativa desde o planejamento diversificado, buscando a formação dos
alunos nos aspectos: político, social, econômico, afetivo-emocional, cultural e
ético.
VALORES
Direcionar a educação para
uma formação cidadã de autoenvolvimento na construção de conhecimentos significativos
no desenvolvimento de habilidades, competências e princípios éticos, onde
prevaleça: Cidadania, Saberes Transdisciplinares, Justiça, Diversidade,
Solidariedade, Excelência, Humanismo, Política Educacional, Ética, Respeito
Mútuo, a Paz, Responsabilidade, Consciência Ética e Consciência Ambiental.
SÍNTESE DO
PROJETO POLÍTICO
PEDAGÓGICO
O Projeto
Político Pedagógico da escola busca rumo, direção, unidade e coerência das
ações e está em constante discussão, reflexão das práticas, das preocupações individuais
e coletivas, dos obstáculos, aos propósitos da instituição, da educação de seus
pressupostos de atuação, e os seus mecanismos se
constituem em instrumentos de avaliação dos próprios objetivos, metas e
estratégias propostas.
O
nosso fazer pedagógico passa por várias etapas desde o planejamento, o plano,
recursos, sugestões dos alunos, troca de experiências entre docentes,
atendimento aos alunos com necessidades especiais, tempo de aprendizagem,
questões de gênero etnia, cultura e religião, onde buscamos criar espaços
dinâmicos, tais como: aula passeio, encenações, esportes, vitrine literária,
concursos internos, festivais, oficinas, uma aula de cidadania na Assembleia
Legislativa de Pernambuco, competições interclasse, rodada do conhecimento,
grupos de pesquisa, trabalhos de campo, excursões e demais ações
interdisciplinares objetivando estimular a participação global dos nossos
estudantes conjuntamente com a família e a sociedade civil.
Detectamos como
necessidades básicas a serem concretizadas em curto prazo nesta instituição de
ensino: melhoria nas práticas pedagógicas que envolvam as diversas áreas do
conhecimento, em diferentes situações didáticas; práticas pedagógicas que
evidenciem o intercâmbio entre professores, estudantes e comunidade,
propiciando a aquisição dos conhecimentos e que contribuam para a melhoria do
desempenho dos estudantes nas avaliações institucionais; maior envolvimento dos
estudantes nas atividades propostas. Em médio prazo pretendemos garantir:
vivência pedagógica que oportunizem uma maior interação entre escola e família
e formação da cidadania; maior participação da família na vida escolar dos
filhos; redução dos índices de evasão e
repetência.
Para tanto, pretendemos
continuar: apoiando as políticas públicas de incentivo a educação básica; ofertando
aprendizagem significativa para os estudantes levando em consideração os
pressupostos da pesquisa científica, nos espaços formais e não formais
tornando-os construtores do conhecimento; subsidiar o desenvolvimento do ensino
aprendizagem, a continuidade do apoio dispensado aos docentes com recursos
didáticos, tecnológicos e pedagógicos de acordo com as necessidades do educando
e do educador; desenvolvendo projetos que incentivem a permanência dos
estudantes na escola e evitem a repetência; oferecendo aulas de reforço nas
disciplinas de Português e Matemática nas séries finais; a mobilizar a
comunidade escolar em função do padrão de proficiência do desempenho dos estudantes
nas disciplinas com maiores dificuldades; fomentar o comportamento ético, como
ponto de partida para o reconhecimento dos deveres e direitos da cidadania,
praticando um humanismo contemporâneo, pelo respeito e acolhimento da
identidade do outro e pela incorporação da solidariedade; oferecer oficinas com
atividades práticas experimentais nos laboratórios de matemática, química,
física, biologia, informática e em outros ambientes pedagógicos como CTE e
Biblioteca; promover atividades sociais que estimulem o convívio humano e
interativo dos estudantes; organizar
os tempos e os espaços com ações efetivas de interdisciplinaridade e
contextualização dos conhecimentos; revitalizar a formação continuada em
serviço para redimensionamento do desenvolvimento de competências, habilidades,
atitudes pedagógicas e administrativas tendo em vista um processo institucional
integrado e participativo; buscar novas parcerias com Entidades, Comunidade,
Instituições Governamentais, Não Governamentais e Comércio Local para a
melhoria da participação da sociedade nas ações da escola; apoiar as instâncias
colegiadas da instituição fortalecendo o seu papel; e, garantir a continuidade da
gestão compartilhada com os segmentos escolares.
Pensamos em uma sociedade mais
justa, humana, fraterna e democrática, com homens críticos politizados, com
ampla visão de mundo, capazes de superar os preconceitos sociais, onde todos
usufruam dos direitos e deveres presentes na Constituição Brasileira.
Partindo desses pressupostos e
sabendo que o ser humano é o sujeito principal da construção da sociedade e,
por conseguinte, da história, queremos que este homem busque a verdade, que
tenha ideais e objetivos definidos e que seja agente transformador.
DIRETRIZES LEGAIS, POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS DO PROJETO POLÍTICO
PEDAGÓGICO – PPP.
Ao refletir e estabelecer as concepções de organização e de
gestão escolar, a Escola de Jatobá vem assumindo uma concepção alinhada à
Constituição Federal (1988), que trata da educação e a Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional (Lei nº. 9.394/96, promulgada em dezembro de 1996. É
no corpo dessas leis que se encontram determinações e indicações acerca da
gestão democrática na escola, garantindo o princípio da cidadania em relação à
educação. Neste contexto, é mister refletir acerca das concepções ideológicas
que situam a formação profissional, ou seja, os princípios técnico-científicos,
sócios-críticos, os quais fundamentam não somente as políticas educacionais, as
concepções de educação e as práticas de gestão, mas também as articulações
entre si.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) diz
que a proposta pedagógica é um documento de referência. Por meio dela a
comunidade escolar exerce sua autonomia administrativa, pedagógica e
financeira. Também chamado de projeto pedagógico, projeto político-pedagógico
ou projeto educativo, ele não deve ser um conjunto de normas rígidas. A Escola
adotará tanto a formação na modalidade presencial na vivência das aulas
atividades bem como as capacitações em rede, assegurando a participação
projetos e programas, a fim de atender as demandas educacionais, decorrentes da
necessidade permanente de atualização profissional e das próprias exigências
institucionais.
As bases político pedagógicas da Escola resultam
de um estudo reflexivo, crítico e investigativo amparado por um paradigma
educacional emergente que está organizado por diretrizes gerais que visem
promover:
I – a democracia, pela construção de um processo participativo e
coletivo que possibilite a integração dos diversos atores e setores
educacionais, como protagonistas de relações democráticas que permitam a
capacidade de planejar, gerenciar e propor ações e mudanças, estabelecendo
relacionamento aberto com a comunidade interna e externa da instituição.
II - a política educacional pluridimensional, pelo reconhecimento
da formação em suas múltiplas dimensões, ou seja, autoformação, heteroformação
e eco-formação, superando a visão limitada de treinamento para produtividade e celeridade, mas orientada à formação do ser cidadão autônomo, crítico
e participativo no ambiente do trabalho;
III - saberes transdisciplinares, pela valorização da educação
interdisciplinar e transdisciplinar, envolvendo uma abordagem sistêmica,
complexa e plural do processo de formação humana, na sua singularidade e
diversidade, como eixo transversal dos processos formativos.
IV - a cultura da solidariedade, pela consciência da competência
necessária ao desenvolvimento das pessoas, das equipes e da instituição,
socializando e compartilhando práticas e saberes com a sociedade.
A escola desenvolve práticas pedagógicas a
partir de princípios éticos, políticos e estéticos resgatando valores
culturais, pessoais, cristãos, sociais, econômicos, despertando sentimento de
ser integrado e respeitador de origem e gênero, raça, etnia e necessidades
especiais. A partir desse propósito são desenvolvidas ações para propiciar aos
alunos experiências em que construam o seu conhecimento com atividades
diversificadas, compromissadas com o entendimento emocional e psicológico
através de palestra e seminários. Os alunos como seres sociais, inseridos
(incluídos), numa sociedade comunitária simultaneamente, se educando para a
compreensão e compromisso de estar e preservar um ambiente escolar interativo,
social saudável e produtivo oportunizando aprendizagens inclusivas com
equidade.
O
ensino planejado para efetivação de sua prática acessibiliza um conhecimento
concreto e proposição de ações que promovam mudanças para a democratização e
melhoria do ensino e da aprendizagem passando a influenciar e sugerir uma
reorientação curricular do modo epistemológico e grupal.
Vale salientar a importância de favorecer
a construção de significados para uma aprendizagem por meio de situações
problematizadoras que estimulem os alunos a pensar em busca de soluções para as
questões propostas e preparando-os para inferências e aspectos mais amplos e
gerais de construções de significados consistentes acerca do
ensino-aprendizagem em todas as modalidades de ensino.
Tal
afirmativa é embasada na construção e reconstrução do Projeto Político
Pedagógico, o qual foi elaborado com a participação de toda a comunidade
escolar que semestralmente faz a revisão e validação dos objetivos, missão e
valores, as metas e as estratégias oferecidas pela escola, refletindo os
anseios e necessidades dos atores envolvidos com vistas à formação cidadã.
Nossa
ação educativa sempre se pautou em experiências vivenciadas no contexto da
realidade do nosso aluno. Estabelecer pontes entre o aluno, a escola e
comunidade é o nosso papel. Nosso
processo educativo se dar de forma criativa, cooperativa, valorizando o
respeito mútuo, os princípios e objetivos de grupos para a socialização das
ideias e com isso realizar no dia-a-dia uma educação articulada, significativa
e acima de tudo elevar o nível de potencialidades e descobertas de novos
talentos dos nossos educandos.
Após os resultados das Avaliações do SAEPE
e IDEB, a equipe gestora e docentes da escola analisam esses dados atuais
comparando-os, analisando-os com os anos anteriores e ainda observando média
nacional e estadual revendo pontos de estudo relevantes para a melhoria desses
resultados.
Os
envolvidos no processo de ensino-aprendizagem trabalham e interagem
fortalecendo a escola dando sustentabilidade ao desenvolvimento das ações
propostas e metas definidas no Projeto Político Pedagógico.
A Satisfação dos pais, alunos,
professores e funcionários é evidenciada por meio de exposição oral,
depoimentos escritos e autoavaliação (Formulário de avaliação de desempenho
individual.
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