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segunda-feira, 19 de maio de 2014

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

FORÇA E FÉ......



Escola de Jatobá – Ensino Fundamental e Médio                           Nome do Estabelecimento de Ensino
Rua da Matriz         50             Centro        56.460.000                Pernambuco                                                                  Av./Rua                     n°                    Bairro                     CEP                                      UF
_Port.__n° 4.256 de 03.06.82                                                  Publicado em: D.O. 05.06.82
Port. de Aut. de Funcionamento ou reconhecimento
Cadastro Escolar n°   E – 604.003



APRESENTAÇÃO DA ESCOLA E SÍNTESE DO
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO


         A Escola de Jatobá – Ensino Fundamental e Médio, localiza-se à Rua da Matriz, Nº 50 – Centro – Petrolândia – PE – CEP: 56.460-000, fundada em 27 de Julho de 1957, conforme Lei Municipal Nº. 141 de 11 de maio de 1957 e registrada no Departamento de Educação sob Nº. 58-14 / MEC - Nº. 16.129 / PE. Cadastro Escolar da Secretaria de Educação – E. 604.003, pelo Decreto Nº. 20.736 de 14 de julho de 1998 que eleva a Escola de Jatobá a categoria de Ensino Médio, e Autorização de Funcionamento ou Reconhecimento – Decreto n° 4.256 de 03/06/82, publicado em 05/06/82 no Diário Oficial de Pernambuco. Pertence à Jurisdição da Gerência Regional de Educação do Sertão do Submédio São Francisco - Floresta – PE , e funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno com o Ensino Fundamental (Anos Finais), Ensino Médio, Ensino Normal Médio, Educação Especial e Programa Travessia Fundamental e Médio.

SAIBA MAIS......
            A escola funciona nos contra turnos com o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) para os alunos do Ensino Médio e Normal Médio (dois dias na semana) e o Programa Mais Educação (9º Ano – de segunda-feira a quinta-fera). Atende a uma clientela diversificada: alunos carentes provenientes de famílias oriundas de várias localidades (área urbana e rural) com poucas oportunidades de trabalho. Alunos que são filhos de professores, agricultores, comerciantes autônomos e com vínculo empregatício em lojas/mercados, funcionários públicos efetivos e contrato temporário.

RECURSOS HUMANOS:
       Nossos recursos humanos são: 01 gestora, 01 gestora adjunta, 01 secretária, 03 educadoras de apoio, 02 coordenadores de CTE, 02 técnicas educacionais, 03 apoio à biblioteca, 04 assistentes administrativos, 03 auxiliares de serviços gerais, 03 merendeiras, 01 auxiliar de disciplina, 37 professores.
Como órgãos colegiados a escola possui Conselho Escolar, Conselho de Classe e Unidade Executora e o Grêmio Estudantil.

RECURSOS MATERIAIS:
A escola apresenta um bom estado de conservação no seu ambiente físico: 10 salas de aulas, 01 sala de atendimento especializado, 01 sala de prática pedagógica e também destinada às oficinas de robótica, 01 biblioteca, 01 sala CTE e 03 salas de laboratórios: informática, biologia/química e matemática/física, 01 diretoria, 01 secretária, 01 sala de apoio técnico e pedagógico, 01 sala da Rádio Escolar/Grêmio estudantil, 01 sala de professores, 01 almoxarifado, 02 conjuntos de banheiros de alunos (masculino e feminino), e 05 banheiros para funcionários.  

MISSÃO
            Elaborar e promover a formação inicial e continuada de servidores, viabilizando o conhecimento e a disseminação dos papéis institucionais da política educacional pautada em saberes e adoção de postura interdisciplinar, pluridisciplinar e transdisciplinar, visando contribuir para reverter os índices de evasão e repetência com ênfase no turno noturno. Desenvolvendo uma ação pedagógica monitorada na formação integral do aluno para garantir o cumprimento dos princípios legais que regem o ensino-aprendizagem.

VISÃO
            Proporcionar uma gestão democrática, colegiada e participativa desde o planejamento diversificado, buscando a formação dos alunos nos aspectos: político, social, econômico, afetivo-emocional, cultural e ético.

VALORES

            Direcionar a educação para uma formação cidadã de autoenvolvimento na construção de conhecimentos significativos no desenvolvimento de habilidades, competências e princípios éticos, onde prevaleça: Cidadania, Saberes Transdisciplinares, Justiça, Diversidade, Solidariedade, Excelência, Humanismo, Política Educacional, Ética, Respeito Mútuo, a Paz, Responsabilidade, Consciência Ética e Consciência Ambiental.



SÍNTESE DO
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

O Projeto Político Pedagógico da escola busca rumo, direção, unidade e coerência das ações e está em constante discussão, reflexão das práticas, das preocupações individuais e coletivas, dos obstáculos, aos propósitos da instituição, da educação de seus pressupostos de atuação, e os seus mecanismos se constituem em instrumentos de avaliação dos próprios objetivos, metas e estratégias propostas.
O nosso fazer pedagógico passa por várias etapas desde o planejamento, o plano, recursos, sugestões dos alunos, troca de experiências entre docentes, atendimento aos alunos com necessidades especiais, tempo de aprendizagem, questões de gênero etnia, cultura e religião, onde buscamos criar espaços dinâmicos, tais como: aula passeio, encenações, esportes, vitrine literária, concursos internos, festivais, oficinas, uma aula de cidadania na Assembleia Legislativa de Pernambuco, competições interclasse, rodada do conhecimento, grupos de pesquisa, trabalhos de campo, excursões e demais ações interdisciplinares objetivando estimular a participação global dos nossos estudantes conjuntamente com a família e a sociedade civil.
Detectamos como necessidades básicas a serem concretizadas em curto prazo nesta instituição de ensino: melhoria nas práticas pedagógicas que envolvam as diversas áreas do conhecimento, em diferentes situações didáticas; práticas pedagógicas que evidenciem o intercâmbio entre professores, estudantes e comunidade, propiciando a aquisição dos conhecimentos e que contribuam para a melhoria do desempenho dos estudantes nas avaliações institucionais; maior envolvimento dos estudantes nas atividades propostas. Em médio prazo pretendemos garantir: vivência pedagógica que oportunizem uma maior interação entre escola e família e formação da cidadania; maior participação da família na vida escolar dos filhos; redução dos índices de evasão e repetência.
Para tanto, pretendemos continuar: apoiando as políticas públicas de incentivo a educação básica; ofertando aprendizagem significativa para os estudantes levando em consideração os pressupostos da pesquisa científica, nos espaços formais e não formais tornando-os construtores do conhecimento; subsidiar o desenvolvimento do ensino aprendizagem, a continuidade do apoio dispensado aos docentes com recursos didáticos, tecnológicos e pedagógicos de acordo com as necessidades do educando e do educador; desenvolvendo projetos que incentivem a permanência dos estudantes na escola e evitem a repetência; oferecendo aulas de reforço nas disciplinas de Português e Matemática nas séries finais; a mobilizar a comunidade escolar em função do padrão de proficiência do desempenho dos estudantes nas disciplinas com maiores dificuldades; fomentar o comportamento ético, como ponto de partida para o reconhecimento dos deveres e direitos da cidadania, praticando um humanismo contemporâneo, pelo respeito e acolhimento da identidade do outro e pela incorporação da solidariedade; oferecer oficinas com atividades práticas experimentais nos laboratórios de matemática, química, física, biologia, informática e em outros ambientes pedagógicos como CTE e Biblioteca; promover atividades sociais que estimulem o convívio humano e interativo dos estudantes; organizar os tempos e os espaços com ações efetivas de interdisciplinaridade e contextualização dos conhecimentos; revitalizar a formação continuada em serviço para redimensionamento do desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes pedagógicas e administrativas tendo em vista um processo institucional integrado e participativo; buscar novas parcerias com Entidades, Comunidade, Instituições Governamentais, Não Governamentais e Comércio Local para a melhoria da participação da sociedade nas ações da escola; apoiar as instâncias colegiadas da instituição fortalecendo o seu papel; e, garantir a continuidade da gestão compartilhada com os segmentos escolares.
Pensamos em uma sociedade mais justa, humana, fraterna e democrática, com homens críticos politizados, com ampla visão de mundo, capazes de superar os preconceitos sociais, onde todos usufruam dos direitos e deveres presentes na Constituição Brasileira.
Partindo desses pressupostos e sabendo que o ser humano é o sujeito principal da construção da sociedade e, por conseguinte, da história, queremos que este homem busque a verdade, que tenha ideais e objetivos definidos e que seja agente transformador.

DIRETRIZES LEGAIS, POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – PPP.
            Ao refletir e estabelecer as concepções de organização e de gestão escolar, a Escola de Jatobá vem assumindo uma concepção alinhada à Constituição Federal (1988), que trata da educação e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº. 9.394/96, promulgada em dezembro de 1996. É no corpo dessas leis que se encontram determinações e indicações acerca da gestão democrática na escola, garantindo o princípio da cidadania em relação à educação. Neste contexto, é mister refletir acerca das concepções ideológicas que situam a formação profissional, ou seja, os princípios técnico-científicos, sócios-críticos, os quais fundamentam não somente as políticas educacionais, as concepções de educação e as práticas de gestão, mas também as articulações entre si.
            A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) diz que a proposta pedagógica é um documento de referência. Por meio dela a comunidade escolar exerce sua autonomia administrativa, pedagógica e financeira. Também chamado de projeto pedagógico, projeto político-pedagógico ou projeto educativo, ele não deve ser um conjunto de normas rígidas. A Escola adotará tanto a formação na modalidade presencial na vivência das aulas atividades bem como as capacitações em rede, assegurando a participação projetos e programas, a fim de atender as demandas educacionais, decorrentes da necessidade permanente de atualização profissional e das próprias exigências institucionais.
          As bases político pedagógicas da Escola resultam de um estudo reflexivo, crítico e investigativo amparado por um paradigma educacional emergente que está organizado por diretrizes gerais que visem promover:
I – a democracia, pela construção de um processo participativo e coletivo que possibilite a integração dos diversos atores e setores educacionais, como protagonistas de relações democráticas que permitam a capacidade de planejar, gerenciar e propor ações e mudanças, estabelecendo relacionamento aberto com a comunidade interna e externa da instituição.
II - a política educacional pluridimensional, pelo reconhecimento da formação em suas múltiplas dimensões, ou seja, autoformação, heteroformação e eco-formação, superando a visão limitada de treinamento para produtividade e celeridade, mas orientada à formação do ser cidadão autônomo, crítico e participativo no ambiente do trabalho;
III - saberes transdisciplinares, pela valorização da educação interdisciplinar e transdisciplinar, envolvendo uma abordagem sistêmica, complexa e plural do processo de formação humana, na sua singularidade e diversidade, como eixo transversal dos processos formativos.
IV - a cultura da solidariedade, pela consciência da competência necessária ao desenvolvimento das pessoas, das equipes e da instituição, socializando e compartilhando práticas e saberes com a sociedade.
              A escola desenvolve práticas pedagógicas a partir de princípios éticos, políticos e estéticos resgatando valores culturais, pessoais, cristãos, sociais, econômicos, despertando sentimento de ser integrado e respeitador de origem e gênero, raça, etnia e necessidades especiais. A partir desse propósito são desenvolvidas ações para propiciar aos alunos experiências em que construam o seu conhecimento com atividades diversificadas, compromissadas com o entendimento emocional e psicológico através de palestra e seminários. Os alunos como seres sociais, inseridos (incluídos), numa sociedade comunitária simultaneamente, se educando para a compreensão e compromisso de estar e preservar um ambiente escolar interativo, social saudável e produtivo oportunizando aprendizagens inclusivas com equidade.
            O ensino planejado para efetivação de sua prática acessibiliza um conhecimento concreto e proposição de ações que promovam mudanças para a democratização e melhoria do ensino e da aprendizagem passando a influenciar e sugerir uma reorientação curricular do modo epistemológico e grupal.
      Vale salientar a importância de favorecer a construção de significados para uma aprendizagem por meio de situações problematizadoras que estimulem os alunos a pensar em busca de soluções para as questões propostas e preparando-os para inferências e aspectos mais amplos e gerais de construções de significados consistentes acerca do ensino-aprendizagem em todas as modalidades de ensino.
            Tal afirmativa é embasada na construção e reconstrução do Projeto Político Pedagógico, o qual foi elaborado com a participação de toda a comunidade escolar que semestralmente faz a revisão e validação dos objetivos, missão e valores, as metas e as estratégias oferecidas pela escola, refletindo os anseios e necessidades dos atores envolvidos com vistas à formação cidadã.
Nossa ação educativa sempre se pautou em experiências vivenciadas no contexto da realidade do nosso aluno. Estabelecer pontes entre o aluno, a escola e comunidade é o nosso papel.   Nosso processo educativo se dar de forma criativa, cooperativa, valorizando o respeito mútuo, os princípios e objetivos de grupos para a socialização das ideias e com isso realizar no dia-a-dia uma educação articulada, significativa e acima de tudo elevar o nível de potencialidades e descobertas de novos talentos dos nossos educandos.
      Após os resultados das Avaliações do SAEPE e IDEB, a equipe gestora e docentes da escola analisam esses dados atuais comparando-os, analisando-os com os anos anteriores e ainda observando média nacional e estadual revendo pontos de estudo relevantes para a melhoria desses resultados.
Os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem trabalham e interagem fortalecendo a escola dando sustentabilidade ao desenvolvimento das ações propostas e metas definidas no Projeto Político Pedagógico.

            A Satisfação dos pais, alunos, professores e funcionários é evidenciada por meio de exposição oral, depoimentos escritos e autoavaliação (Formulário de avaliação de desempenho individual.

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