Crie glitters aqui!


quarta-feira, 13 de junho de 2012

Alunos do ProEMI resgatam Gêneros musicais nordestinos enfatizando o centenário de Luiz Gonzaga

No dia 12/06/2012 em momento festivo os alunos de 2º e 3º EM Inovador homenageiam o "Rei do Baião" socializando para a comunidade escolar o resultado de ações de aprimoramento cultural, tais como: exposição das pesquisas etnográfica da Biografia de Luiz Gonzaga e de alguns cantores que interpretam suas músicas, dramatização da música "Xote das meninas", declamação da poesia "LuizReluz", apresentação instrumental da música Asa Branca pelos alunos com trompete, saxofone e clarinete e do grupo de dança "xaxado" da Escola Municipal Santa Filomena e com o artista da terra e ex-aluno da escola o popular "Baleia Gonzaga" que participou de uma entrevista e em seguida cantou diversas músicas com sua sanfona com o acompanhamento dos alunos no pandeiro e triângulo. Ressaltando que o Sucesso deste trabalho foi realizado sob a coordenação dos professores do macro campo "Cultura e Arte" com as professoras Regivane Gomes e Edna Maria da Silva, idealizadoras deste projeto que contou com o apoio de professores dos demais macro campos.

Painel dos Cantores que interpretam o Rei 
                                              
Painel das canções de Luiz Gonzaga 

Painel de tributo ao Rei


Painel da discografia

Apresentação do Xaxado



Dramatização da música "Xote das Meninas"


Apresentação da música instrumental "Asa Branca"


Apresentação do cantor Baleia Gonzaga


Entrevista com o cantor Baleia Gonzaga


Declamação da poesia "LuizReluz" pela bibliotecária Zélia


Professora Regivane, alunos e o cantor Baleia Gonzaga


2 comentários:

  1. Em 2012, comemora-se o centenário de Luiz Gonzaga, o maior ídolo musical da cultura nordestina. Não é pouca coisa não! Também conhecido como Lua, o Rei do Baião está para os apreciadores do bom forró assim como Tom Jobim está para a bossa nova. Por isso, este ano as festas juninas vão ser diferentes, vão ter uma característica única. Tanto Caruaru, em Pernambuco, quanto Campina Grande, na Paraíba, dedicam ao ídolo maior a festa de São João de 2012.
    O centenário de Luiz Gonzaga já foi tema do desfile da escola de samba Unidos da Tijuca, campeã do Carnaval do Rio de Janeiro, e homenageado pelo desfile do Galo da Madrugada, no Recife.
    Luiz Gonzaga se tornou ídolo musical de abrangência nacional em uma época onde os meios de comunicação que davam espaço para a música se restringiam apenas ao rádio. Gravou seu primeiro LP de 78 rotações em 1941, com apenas quatro canções instrumentais. No tempo de Gonzaga, as redes sociais eram formadas nas praças, nos circos, em feiras livres (os supermercados não existiam) e nestes espaços, tocava de tudo.
    O sociólogo José Farias dos Santos, autor de Luiz Gonzaga, a música como expressão do Nordeste, conta, em sua dissertação de mestrado pela PUC de São Paulo, que o músico era hábil em tocar na sanfona valsas, jazz, mazurcas europeias e outros estilos comuns da época. Mas, foi tocando as músicas tradicionais nordestinas que ganhou reconhecimento. Hoje, Lua é reverenciado pelo xote, xaxado, toada, forró, além de ter ganhado o posto de Rei do Baião no fim da década de 1940.

    ResponderExcluir